Fuja do açúcar
Todo mundo sabe que comer muito doce e alimentos ricos em açúcar refinado engorda. O açúcar é digerido rapidamente e, com isso, seu corpo logo envia ao seu cérebro a mensagem de que está com fome novamente e que você precisa comer. Então, dê preferência às fibras na hora da sobremesa ou no lanche da tarde. Alimentos ricos em fibras demoram mais para ser digeridos e garantem a sensação de saciedade por mais tempo. Após uma refeição ou no lanche, prefira a goiaba branca, o caqui chocolate ou uma vitamina com aveia, todos ricos em fibras.
Evite as massas
Não é apenas o açúcar refinado que aumenta a sua sensação de fome. O açúcar das frutas, a frutose, também dá essa sensação ao comer uma fruta ou tomar um suco natural. Nas principais refeições, isso também acontece ao comer alimentos ricos em carboidratos, como uma macarronada ou uma pizza. Para garantir mais tempo sem fome e "enganar" o seu cérebro, invista nas fibras presentes nas saladas e legumes, além de comer proteína. De digestão mais lenta, estes alimentos vão fazer você comer menos. Entre os alimentos com baixa concentração de açúcar, estão brócolis, berinjela e abobrinha.
Faça exercícios
O exercício físico é saudável e queima calorias. Mas é importante estabelecer o exercício, seja uma caminhada ou aulas de musculação e pilates, como uma fonte de prazer. Muitas pessoas comem de forma exagerada porque a comida é uma fonte de prazer, e os exercícios também podem oferecer essa sensação e contribuir para sua qualidade de vida. Além disso, ao se exercitar, seu corpo utiliza a gordura armazenada para dar energia e sua fome diminui, especialmente depois do treino. Outro benefício é a maior força de vontade para resistir uma barra de chocolate. Basta lembrar do esforço na academia para dizer não a um petisco calórico fora de hora.
Coma devagar
A refeição precisa ser um momento de sossego. Se você come enquanto faz outras atividades ou está sob estresse, a tendência é que você coma mais, já que não estará prestando a menor atenção à refeição. Portanto, sente-se tranquilamente para se alimentar, sem pressa. Mastigue os alimentos com calma e várias vezes. O cérebro precisa de tempo para perceber que o organismo já recebeu o alimento de que necessitava. Se você comer muito rápido, não dará ao seu cérebro o tempo para ele dizer que já está satisfeito. É importante também saborear bem os alimentos e não fazer da refeição uma atividade automática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário